A pandemia lançou luz sobre nossos hábitos de higiene, e é seguro proferir que muitos de nós careciam nessa dimensão, mais do que gostaríamos de comportar. Se você é músico, podcaster, streamer ao vivo ou qualquer pessoa que usa um microfone regularmente, nascente cláusula é para você.
Os microfones são criadouros de bactérias e vírus perigosos e, se você compartilhar nascente equipamento com outras pessoas ou carregá-lo, representa um risco de contaminação cruzada. Pandemia ou não, se é um pouco que você toca e respira, precisa de esterilização frequente. Preparamos nascente guia para aqueles que precisam de ajuda para fazê-lo.
O que você precisará
Você sempre pode comprar um kit de limpeza de microfone, mas é provável que você já tenha a maioria dessas ferramentas em sua vivenda. Diferentes tipos de microfones exigirão rotinas de limpeza diferentes, portanto, dependendo do microfone que você possui, talvez você não precise de tudo isso.
- Uma escova de dentes macia.
- Um tecido de microfibra.
- Sabonete líquido; saboneteira está perfeitamente muito.
- Limpe os recipientes ou tigelas.
- Toalhas ou toalhas de papel.
- Álcool isopropílico (álcool isopropílico). Isso pode ser na forma de lenços umedecidos ou líquidos.
- Chuva desmineralizada. Esta chuva passou por um processo onde os íons de sal são removidos, logo não há átomos que conduzam eletricidade. É alcançável e fácil de encontrar online.
Antes de prosseguir, vamos averiguar rapidamente as coisas que você precisa evitar:
- Produtos que contêm alvejante.
- Produtos que contêm peróxido de hidrogênio.
- Desinfetante para as mãos.
- Ferramentas de limpeza abrasivas, uma vez que esfregões ou escovas com cerdas duras.
- Chuva quente. Chuva morna será suficiente.
- Não use álcool isopropílico em peças plásticas ou acrílicas; pode danificar o material, criando pequenas rachaduras e buracos, e os germes adoram pequenas rachaduras e buracos.
Você já deve ter ouvido falar de colocar o microfone no forno a uma temperatura baixa para matar as bactérias. Embora isso possa ser eficiente, faça-o com cautela e saiba que a vida útil do seu microfone será afetada. Não recomendamos; em vez disso, limpe-o manualmente ou envie-o a um profissional.
Microfones Dinâmicos
Vamos estrear com o mais simples – o microfone dinâmico. Esses microfones são os mais duráveis do lote, logo você pode se dar ao luxo de ser mais completo ao limpá-los.
Lanço 1: remova a grade
Dependendo do protótipo, você precisará torcer a grade ou remover qualquer tipo de parafuso. Quando estiver desligado, tente não tocar no cartucho e, faça o que fizer, não permita que nenhum líquido ou umidade entre em contato com o cartucho.
Passo 2: Limpe a grelha
Limpe a grade com um tecido úmido para remover a sujeira da superfície. Encha uma tigela limpa com chuva morna e uma pinga de sabão; você pode usar chuva da torneira normal para isso, mas se você quiser ser mais diligente, a chuva desmineralizada também é ótima. Mergulhe na grelha e comece a esfregar. Seja gentil e certifique-se de entrar em todas as pequenas lacunas. Enxágue muito o sabão.
Sacuda o excesso de chuva e coloque a grelha sobre uma toalha seca, longe de áreas úmidas e empoeiradas. É crucial que a grade esteja completamente seca antes de recolocá-la, logo deixe-a de fora por um dia inteiro ou dois.
Passo 3: Limpe o pára-brisas
Dependendo do protótipo, seu microfone pode ou não ter um pára-brisas. Os pára-brisas são espumosos, tornando-os extremamente porosos. Seus trabalhos são sugar rajadas de ar que podem gerar estalos altos no sinal de áudio, e com essas rajadas vem uma série de bactérias e partículas de poeira. Uma vez que você pode imaginar, essas coisas vão permanecer muito sujas.
Se o pára-brisas estiver recluso à grade, não tente removê-lo e simplesmente siga os dois primeiros passos. Caso contrário, vá em frente e remova o pára-brisas do microfone. Nascente passo também se aplica a pára-brisas adquiridos separadamente e colocados sobre a secção externa da grade.
Encha uma tigela limpa com chuva morna e sabão e mergulhe o pára-brisas. A chuva pode permanecer marrom, mas não fique muito chocado, isso pode suceder se você nunca limpou seu microfone depois anos de uso. Lave e enxágue muito até que a chuva fique límpida; você pode ter que enxaguar um par de vezes. Deixe secar durante a noite.
Passo 4: Limpe o corpo
Para esta lanço, você pode usar álcool isopropílico ou chuva com sabão diluída. Molhe um tecido de microfibra com a solução e comece a limpá-lo sobre a alça do microfone. Tente entrar em todos os pequenos cantos e recantos, mas não deixe o líquido tocar em nenhum dos componentes elétricos. Melhor ainda, cubra o topo com uma meia ou um pouco do tipo.
Microfones Condensadores
Os condensadores são um pouco diferentes da dinâmica. Eles são extremamente sensíveis e geralmente não têm a mesma construção. Se a grade do seu condensador puder se soltar (nem todos podem), você pode seguir os mesmos passos supra para a dinâmica. Mas esteja avisado, tudo precisa ser manuseado com extrema sensibilidade – o menor solavanco ou pinga de umidade no diafragma pode destruí-lo.
Se formos honestos, é melhor enviar seu condensador a um profissional para limpá-lo. Isso também vale para outros tipos de microfones sensíveis, uma vez que o microfone de fita. No entanto, existe uma maneira de mantê-lo relativamente limpo sem malparar muito.
Lanço 1: limpe a grade de cabeça para grave
Não estamos destacando a grade para isso e nenhuma chuva ou fluidos de limpeza estão incluídos nesta lanço.
Segure o microfone de cabeça para grave, pegue uma escova de dentes seca e esfregue suavemente sobre a grade; se você o segurar na vertical, partículas de sujeira podem entrar no microfone. E não aplique nenhuma pressão com a escova de dentes, queremos soltar a sujeira, não empurrá-la. Você pode dar uma limpeza final com um tecido de microfibra sequioso.
Passo 2: Limpe o corpo
Você pode limpar o corpo de um condensador da mesma forma que faz uma dinâmica; com um tecido de microfibra, álcool isopropílico ou sabão diluído e uma mão muito delicada.
Microfones de lapela e fone de ouvido
Microfones de lapela e microfones de fone de ouvido são sensíveis, mas há uma maneira de fazer uma limpeza completa; o substância secreto é a chuva desmineralizada. Os microfones de fone de ouvido, principalmente, ficam muito próximos da boca, por isso recomendamos limpá-los regularmente.
Lanço 1: Remova e limpe a tampa
Dependendo do tipo de microfone com o qual você está trabalhando, ele terá uma grade de plástico ou uma revestimento de espuma, ou ambos. Remova-o, lave-o em chuva morna com sabão e enxágue muito. Deixe-o secar completamente.
Lanço 2: Limpe os componentes elétricos com chuva desmineralizada
Para esta lanço, estamos usando exclusivamente chuva desmineralizada e zero mais; sem sabão, álcool ou detergentes. Encha um copinho com o líquido novamente, tomando desvelo para não misturar nenhum líquido de limpeza com ele. Mergulhe o microfone e comece a girá-lo por alguns minutos. Você pode repetir nascente passo com um novo recheio de chuva.
Sacuda suavemente o excesso de chuva e coloque-o em uma toalha seca. Deixe-o secar por pelo menos alguns dias para prometer que cada pinga de chuva evapore antes de colocar o microfone novamente.
Passo 3: Limpe o corpo
Use um lenço com álcool ou um tecido de microfibra com sabão para limpar o resto do microfone, que pode ser um cabo ou uma antena. Se você estiver trabalhando com um cimeira, certifique-se de limpá-lo completamente, pois os óleos em nosso cabelo e pele adoram se catrafilar a tudo o que toca.
Mantenha seu microfone limpo e livre de germes
Depois de ler nascente guia, não há mais motivos para deixar seu microfone acoitar sujeira e bactérias. Limpá-los tira exclusivamente um mica do seu dia, e trabalhar com um microfone limpo não é exclusivamente bom para sua própria saúde e segurança, mas também para a do seu microfone. Esta é a sua sugestão para pegar alguns materiais de limpeza e estrear a trabalhar!
Leia a seguir
Sobre o responsável