Formatar dados no Microsoft Excel pode ser complicado, principalmente quando você precisa emendar um grande conjunto de dados já preenchido. A numeração das linhas no Excel é um exemplo dessa formatação.
Se um conjunto de dados for pequeno e contínuo, pode-se facilmente numerar suas linhas manualmente ou por sequência de preenchimento automático. Quando o conjunto de dados é grande e inconsistente, alguns dados precisam ser adicionados ou removidos do meio, ou quando você precisa filtrar os dados em uma pilar específica, a numeração fica confusa.
Vamos explorar diferentes maneiras de numerar linhas dos conjuntos de dados consistentes e inconsistentes (linhas vazias) no Microsoft Excel.
1. Numeração de linhas de um conjunto de dados consistente no Excel usando identificador de preenchimento e série de preenchimento:
Usar o identificador de preenchimento ou série de preenchimento é a maneira mais fácil de numerar linhas quando você tem um conjunto de dados consistente sem linhas vazias.
Para melhor compreensão, vamos impor as duas formas de numerar linhas a um conjunto de dados mostrado inferior:
Para numerar linhas com o identificador de preenchimento, siga estas etapas:
- Por 1, 2 e 3 nas células A2, A3 e A4.
- Selecione as células A2 Através dos A4.
- UMA ícone de soma aparecerá no quina subordinado recta da última célula selecionada quando o cursor passar sobre ela.
- Clicar duas vezes nele numerará todas as linhas contínuas inferior dele.
Portanto, se nenhuma risco vazia romper em todo o conjunto de dados, é um método rápido para numerar linhas. No entanto, Fill Handle não funciona nestes dois casos:
- Sempre que o identificador de preenchimento encontrar uma inconsistência (uma risco vazia), ele será interrompido maquinalmente.
- Se a pilar próximo onde você está usando o identificador de preenchimento estiver vazia, não funcionará.
No entanto, existe uma solução para isso, ou seja, o preenchimento automático manual da sequência. Dessa forma, mesmo que haja uma inconsistência no conjunto de dados ou a pilar próximo esteja vazia, você ainda poderá numerar as linhas até o final.
O preenchimento automático é tão simples quanto compelir o quina subordinado recta das células selecionadas onde o sinal de mais é exibido e estendê-lo até o final.
Mas leste método não é viável devido aos seguintes motivos:
- Ele também numera todas as linhas vazias que aparecem em seu caminho, o que, é evidente, não queremos.
- Compelir manualmente um conjunto de dados para o fundo torna-se problemático se o conjunto de dados for extenso.
Uma vez que selecção, você pode usar o método Fill Series se não quiser compelir manualmente as sequências em um grande conjunto de dados, mas ainda desejar preencher os dados maquinalmente até o final. Vejamos uma vez que funciona.
- Observe o número totalidade de linhas preenchidas no conjunto de dados pressionando CTRL + Término.
- Na célula A2entrar 1.
- Selecionar Series de Preencher suspenso no Editando seção do Lar aba.
- Escolher Colunas dentro Série em e Linear dentro Tipo.
- Definir Valor de paragem ao número totalidade de linhas preenchidas e Valor da lanço para 1.
- Clique OK.
As linhas serão numeradas maquinalmente até a última preenchida, incluindo as vazias. Embora elimine o arrasto manual e não pare de preencher na risco vazia, não funcionará ao fazer planilhas profissionais, pois numera linhas vazias, o que não queremos.
Outrossim, uma vez que ambos os métodos são estáticos, se você excluir uma risco e movê-la ou substituí-la, será necessário renumerá-la. No entanto, ambos os métodos são fáceis de usar e funcionam muito quando os dados são consistentes.
Vejamos uma vez que numerar conjuntos de dados inconsistentes com linhas vazias usando as funções COUNTA e IF.
2. Usando as funções COUNTA e IF para numerar linhas em um conjunto de dados inconsistente
A função COUNTA pula as linhas vazias enquanto numera as preenchidas em sequência. Para ver uma vez que funciona, vamos aplicá-lo a um conjunto de dados inconsistente:
- Considere o seguinte conjunto de dados:
- Preencha a seguinte fórmula na célula A2:
=IF(ISBLANK(B2),"",COUNTA($B$2:B2))
- Usando o preenchimento automático, preencha as células restantes inferior.
Você pode ver que ele pulou as células vazias enquanto numerava exclusivamente as preenchidas em ordem. Cá, a função SE decide se a célula próximo está vazia. Ele deixa as linhas vazias se as células adjacentes estiverem vazias e as conta se estiverem preenchidas.
Outrossim, esse método de numeração de linhas é dinâmico, portanto, ao somar, substituir ou remover uma risco, a numeração será atualizada maquinalmente.
No entanto, e se você precisar preencher o conjunto de dados e quiser manter os números das linhas? Neste caso, a combinação de IF e COUNTA não vai ajudar, nem Fill Handle ou Fill Series.
Em seguida, você pode optar por outra abordagem, usando a função SUBTOTAL para manter a numeração das linhas na folha de dados enquanto filtra os dados.
3. Usando a Função SUBTOTAL
Vamos ver a sintaxe da função SUBTOTAL antes de aplicá-la ao conjunto de dados.
=SUBTOTAL(function_num, range 1, [range 2..])
Fita 1 indica o pausa do conjunto de dados onde a função deve ser aplicada. O núm_função indica onde a função desejada está localizada na lista, conforme mostrado inferior.
Para numerar linhas usando SUBTOTAL, siga estas etapas:
- Ir para a célula A2.
- Lá, digite a seguinte fórmula:
=SUBTOTAL(3,B2:$B$2)
- Preencha a sequência para preencher as entradas nas células inferior.
Agora, conforme mostrado inferior, ao filtrar os dados em qualquer outra pilar, a numeração das linhas mudará maquinalmente na ordem correta.
Comparando os usos de cada método
Vamos revisar brevemente onde todos os três métodos são úteis:
- Contanto que você tenha dados consistentes sem linhas vazias, você pode usar Fill Handle ou Fill Series para numerar as linhas.
- Se os dados forem inconsistentes e você precisar exclusivamente numerar as linhas (sem filtrá-las posteriormente), poderá usar o segundo método de combinar a função COUNTA com uma função IF.
- A função SUBTOTAL funcionará sempre que você precisar filtrar dados, mantendo a numeração das linhas.
Número de linhas com facilidade no Microsoft Excel
Dessa forma, não importa se os dados são consistentes ou não, você pode numerar facilmente as linhas. Escolha o método que melhor se adapta às suas necessidades.
Além desses três métodos, você também pode usar a função ROW e gerar uma tábua do Excel para numerar linhas, mas cada uma dessas abordagens tem suas limitações.
É sempre difícil gerenciar várias planilhas com infinitas linhas e colunas? Você pode agrupar facilmente linhas e colunas, para que os dados sejam mais fáceis de manusear e mais fácil para seus clientes e colegas navegarem. Use-os em suas planilhas para torná-los mais profissionais.
Leia a seguir
Sobre o responsável