Um novo recurso na versão beta mais recente do iOS mostra que a Apple está tentando reprimir o uso indevido de AirTags para perseguir pessoas.
As AirTags da Apple parecem bastante úteis no papel, pois permitem rastrear um item mesmo que você não esteja dentro do alcance do Bluetooth. No entanto, a tag de rastreamento acabou sendo um pesadelo para muitos e uma bênção para os perseguidores, pois permite rastrear pessoas sem consentimento.
A Apple está procurando mudar isso adicionando algumas novas medidas anti-perseguição AirTags para uma próxima atualização do iPhone, iOS 15.4.
Novas medidas de privacidade devem sofrear o uso indevido da AirTag
Em um pregão da Apple Newsroom, a Apple deixou evidente que o AirTag foi projetado para “ajudar as pessoas a localizar seus pertences pessoais, não para rastrear pessoas ou a propriedade de outra pessoa”. Com o rastreamento indesejado do AirTag em subida, a Apple anunciou várias melhorias na rede Find My e no AirTag em um esforço para sofrear o uso indevido.
Em uma atualização futura, a Apple mostrará novos avisos de privacidade aos usuários quando eles configurarem uma AirTag – o recurso já foi adicionado ao iOS 15.4 beta, conforme relatado pelo 9to5Mac. A mensagem esclarecerá que uma AirTag destina-se a rastrear os próprios itens de alguém e usá-la para rastrear outras pessoas sem o consentimento delas é transgressão.
A Apple também deixa evidente que, a pedido de agências de emprego da lei, pode compartilhar detalhes do Apple ID emparelhado com uma AirTag usada para rastrear alguém sem o consentimento dela.
Ou por outra, seu iPhone mostra atualmente um alerta de “Secundário ignoto detectado” se encontrar AirPods Pro ou um inferior Find My de terceiros perto de você. Isso não é particularmente útil, e é por isso que a Apple está procurando mudar isso. Com a próxima atualização do iOS 15.4, sempre que o iPhone detectar AirPods ou acessórios compatíveis com Find-My, ele mostrará o nome deles em vez de identificá-los uma vez que um “Secundário ignoto”.
Apple tem mais medidas anti-perseguição em curso
Além das mudanças supra, a Apple está trabalhando em várias outras medidas anti-perseguição, incluindo permitir que os proprietários do iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13 encontrem AirTags indesejados perto deles com o Precision Finding. Um alerta também será exibido no seu iPhone ou iPad sempre que um AirTag próximo a você enunciar um som.
Ou por outra, a empresa ajustará a sequência de tons do AirTag para reproduzir os sons mais altos com mais frequência, para que as tags ocultas possam ser encontradas facilmente.
Não há incerteza de que as AirTags tornam muito fácil rastrear ou perseguir silenciosamente alguém sem o seu conhecimento. No entanto, a Apple percebe claramente que esse é um grande problema de privacidade e segurança, por isso está tomando medidas para refinar sua rede Find My para reduzir esse comportamento indesejado.
Leia a seguir
Sobre o responsável