A Meta publicou seus resultados do segundo trimestre (Q2) de 2022, e as coisas não parecem boas para Mark Zuckerberg e companhia. Logo, vamos ver o que aconteceu com o Facebook no segundo trimestre de 2022 e as possíveis causas de sua queda nas fortunas.
As receitas do Facebook caem e o incremento de usuários estagnou
Se você olhar o enviado de prensa da Meta, verá que as receitas da rede social caíram desde 2021. Segundo a CNBC, Mark Zuckerberg indicou que as condições econômicas estão piores do que no segundo trimestre de 2021.
O Facebook também viu um declínio no número de novos usuários registrados na plataforma porque o número de usuários ativos mensais não mudou muito nos últimos trimestres antes de 2022, conforme ilustrado no gráfico que você pode ver no DataReportal.
Embora as mudanças de privacidade da Apple (conforme relatado pelo Business Insider) possam ter contribuído para perturbar os negócios de publicidade do Facebook, é improvável que seja a principal desculpa do problema.
TikTok é a principal desculpa do declínio do Facebook
A imagem é exatamente oposta para o TikTok nos trimestres anteriores ao segundo trimestre de 2022. De concordância com a Bloomberg, as receitas anuais do TikTok foram de US$ 4,6 bilhões em 2021 e devem chegar a US$ 12 bilhões até o final de 2022. O vídeo social de propriedade chinesa app também tem uma enumeração de usuários em rápido incremento, conforme observado pela Insider Intelligence.
Essas estatísticas levaram muitos a especular que o TikTok é o principal motivo do declínio do Facebook, tanto em termos de receita quanto de incremento de usuários. E embora a reciprocidade não seja igual à causalidade, o relativo sucesso e fracasso de ambas as empresas parece estar conectado.
O TikTok deve muito de seu sucesso ao algoritmo de recomendações que usa. Ele sugere texto relevante para seus interesses, mantendo você engajado por longos períodos. Ou por outra, os vídeos mais curtos permitem que você acesse mais texto em menos tempo.
O Facebook não tinha esses recursos inicialmente. No entanto, agora está se recuperando graças a serviços uma vez que Reels, que podem gerar numerário para os criadores.
Outra vantagem do TikTok é que celebridades com muitos seguidores o usam para se legar com seus fãs. Isso levou suas bases de fãs a mudar do Facebook (e outros) para o TikTok.
Ou por outra, devido a esse aumento de atividade na plataforma, mais e mais empresas estão usando o TikTok para propaganda e branding.
A ampla base de usuários do TikTok facilita o reconhecimento e a marca de pessoas comuns. De veste, o TikTok tornou muitas pessoas comuns celebridades globais, com Khaby Lame sendo um exemplo proeminente. E há lições a aprender com o sucesso de Khaby Lame na plataforma.
O TikTok foi criticado por vários motivos. No entanto, existem muitos aspectos positivos no TikTok, e todos esses fatores tiveram um papel significativo em seu incremento, levando os usuários a mudarem do Facebook. Enquanto o Facebook está tentando se restaurar, no momento, as estatísticas estão muito em prol do TikTok.
O Facebook pode lutar contra o TikTok?
O Facebook pode ter visto um declínio na receita. No entanto, ainda é a maior empresa de mídia social do mundo. Possui a maior base de usuários, que pode capitalizar introduzindo novos serviços uma vez que Reels e melhorando os algoritmos atuais.
A melhor coisa sobre o aquecimento da concorrência entre o Facebook e o TikTok é que você, o usuário, está obtendo serviços novos e aprimorados. O que é particularmente aparente se você observar a evolução do Facebook na última dezena.