Freelance está se expandindo uma vez que uma forma de as pessoas ganharem a vida. Provavelmente todos nós já ouvimos histórias sobre freelancers concluindo e entregando projetos grandes e complexos e lutando para ser pago pelo trabalho.
Ter um contrato entre você e o cliente pode reduzir futuros mal-entendidos sobre condições de pagamento, prazos de entrega, revisões e quem detém os direitos sobre o trabalho concluído.
Uma vez que ortografar seu contrato freelance
Aquém estão as etapas que você pode seguir para produzir seu contrato freelance:
1. Apresente as Partes que Celebram o Contrato
A primeira coisa que você precisa fazer é incluir os nomes das empresas que assinarão o contrato. Se o entendimento for entre duas empresas, você precisa listar os nomes das empresas e os respectivos signatários. Se o entendimento for entre uma empresa e um quidam, você lista sua empresa e para quem está prestando o serviço.
2. Defina o escopo do projeto que você está entregando
Descreva claramente uma vez que será o resultado final do projeto. Liste as entregas que você fornecerá e as informações que você precisa do seu cliente, incluindo prazos esperados, sempre que verosímil. Você deseja incluir prazos para as entregas que você precisa do cliente, para que ele entenda que também é responsável pela desfecho oportuna do projeto.
3. Especifique uma vez que as revisões serão tratadas
Seja você um fotógrafo, designer gráfico ou editor freelance, as revisões fazem segmento da maioria dos projetos. Algumas questões a serem consideradas ao produzir esta seção do contrato incluem:
- Haverá edições ilimitadas até que o cliente esteja satisfeito?
- Deseja definir um número sumo de revisões, depois o qual cobrará taxas adicionais? Se sim, quais serão os custos?
4. Esboço dos Termos de Pagamento
As condições de pagamento são uma segmento crucial de qualquer contrato. Quais são as suas condições de pagamento? Cá estão algumas perguntas para pensar ao produzir esta segmento do contrato:
- Você exige um repositório antes de estrear a trabalhar? Se sim, quanto será?
- O pagamento final é devido depois a desfecho do projeto ou você deseja o pagamento depois a desfecho de cada lanço do projeto?
- Que forma de pagamento você aceita (por exemplo, cheque, cartão de crédito, moeda, PayPal ou alguma outra forma de pagamento eletrônico)
5. Esclarecer quem detém os direitos autorais dos projetos concluídos
As disputas de direitos autorais estão frequentemente na mídia porque cada segmento acredita que possui os direitos sobre o item do qual está reivindicando a propriedade. Você quer certificar-se de especificar se o cliente pode usar seu trabalho para outros fins que não aquele para o qual o cliente o contratou. Alguns freelancers solicitam pagamento suplementar pelo recta de usar o projeto para outros usos.
Por exemplo, um fotógrafo cobrará uma taxa por uma sessão de fotos e, uma vez que você pague por isso, você recebe as imagens que o fotógrafo tirou. Se você deliberar usar uma das imagens para um livro que está publicando, terá que remunerar ao fotógrafo uma taxa suplementar pelos direitos de uso para fins comerciais.
6. Definir condições sob as quais qualquer uma das partes pode rescindir o contrato
Podemos entrar em acordos com as melhores intenções, mas às vezes as coisas não dão evidente e uma ou ambas as partes desejam rescindir o contrato. Nesta seção do contrato, você deseja definir os termos que permitiriam a qualquer uma das partes anular o contrato. Cá estão algumas condições sob as quais você pode querer rescindir um contrato:
- Assédio
- Maus-tratos
- Prazos perdidos
- Recursos indisponíveis
- Sinistro originário
- Incapacidade de concluir o projeto no prazo especificado
7. Delinear os termos de não concorrência e não divulgação
Se você está trabalhando para outra empresa, eles podem querer uma garantia de que você não fará um trabalho semelhante para um concorrente. Incluir uma cláusula de não concorrência em seu contrato garante ao seu cliente que ele não precisa se preocupar com o vestuário de você trabalhar para um concorrente no porvir.
Ao trabalhar em um projeto, as empresas geralmente precisam compartilhar informações que não são para consumo público. Uma cláusula de confidencialidade permite que seu cliente se sinta à vontade para compartilhar as informações necessárias para concluir o projeto.
8. Incluir a data do contrato e deixar espaço para assinaturas
Para concluir seu contrato, inclua a data em que você e o cliente assinarão o contrato. Você deseja deixar espaço para ambas as partes assinarem o contrato e digitar ou imprimir os nomes subordinado das respectivas assinaturas. Os nomes dos signatários devem corresponder aos que você mencionou no início do contrato.
Se, depois de revisar as etapas para produzir um contrato, você ainda estiver em incerteza sobre uma vez que iniciar um, cá estão 5 razões pelas quais os freelancers devem produzir contratos de trabalho.
Modelos de contrato freelance
Aquém estão links para sites que fornecem modelos que você pode minguar para ajudá-lo com seu contrato freelance:
1. Contrato de Consultor Independente
Se você está pensando em se tornar um consultor freelance, você pode dar uma olhada nos modelos de contrato disponíveis neste site. Você pode selecionar seu padrão de contrato pelo estado de residência em eforms.com.
2. Padrão de contrato freelance da Wise
Se você está procurando um padrão que o ajude a produzir um contrato de freelancer com todos os detalhes, escolha oriente disponível na Wise. O documento já contém todas as cláusulas, portanto você só precisa preencher os espaços em branco.
3. Contrato de Assistente Virtual
Os assistentes virtuais estão aumentando em demanda e, se esse é o tipo de trabalho que você está fazendo ou deseja fazer, pode encontrar modelos de contrato no Wonder Lícito. Se você não é um assistente virtual no momento e está pensando em se tornar um, talvez queira aprender o que é um assistente virtual e uma vez que se tornar um.
4. Contrato de designer gráfico freelancer
Os designers gráficos precisam de um contrato com seus clientes para proteger sua propriedade intelectual e serem pagos quando os clientes usam seu trabalho para fins comerciais.
Se você é um designer gráfico procurando atualizar seu contrato ou um novo designer gráfico começando, confira o padrão oferecido neste site. Se você está unicamente começando, talvez queira aprender dicas para iniciar sua curso de design gráfico freelancer.
Certifique-se de ter um contrato antes do seu próximo trabalho freelance
Antes de iniciar seu próximo projeto freelance, você quer ter certeza de que tem um contrato pronto para dar ao seu novo cliente. Seja o cliente alguém que você acabou de encontrar ou um companheiro ou colega que você conhece há anos, você quer prometer que você tenha um contrato que ambas as partes assinem para evitar futuras confusões ou conflitos.
Se você é um freelancer em uma curso não listada supra, pode encontrar um padrão relacionado ao seu trabalho ou personalizar um padrão existente, adaptando-o ao seu setor. Para qualquer pessoa que se sinta intimidada ao preparar um documento lítico, pode pedir aconselhamento profissional a alguém da profissão de jurisconsulto.