Uma das maiores mudanças no Android 12 é a introdução do Material You. A maioria das mudanças visuais segue as iterações anteriores do design Material UX do Google, mas o Material You adiciona um recurso completamente novo: perfis de cores gerados dinamicamente.
Hoje você descobrirá porquê usar o Material You no Android 12 para personalizar seu dispositivo e, talvez mais importante, por que você pode não querer!
Uma vez que o material que você trabalha?
Material Você introduziu vários novos recursos no Android 12, mas em termos de estética ajustável, há um recurso que se destaca: esquemas de cores complementares automáticos.
O papel de parede da tela inicial é usado porquê manadeira para aditar cor ao resto do seu sistema Android. Ele funciona com todos os papéis de parede padrão do Android, embora você também possa subtrair imagens ou escolher fotos da sua galeria.
O que quer que você tenha definido porquê a imagem de fundo solicitará ao Material You que aplique uma paleta de cores à sua página inicial, menus e até mesmo alguns aplicativos, e lhe dará opções de paleta alternativas com base no que ele percebe ser as cores complementares encontradas na imagem.
Uma vez que definir um papel de parede de material para você
A maneira mais rápida de definir um papel de parede no Android 12 é pressionar longamente a tela inicial e selecionar Papel de parede e estilo no menu de contexto. Você também pode encontrar esse menu indo para as configurações do Android e usando a barra de pesquisa na secção superior da tela.
A primeira secção deste menu permite que você escolha e visualize um papel de parede de vários lugares. Ao lado de sua própria galeria, há coleções de imagens selecionadas tanto por sua venustidade universal quanto por seu teor de cores.
Tocar em qualquer imagem irá visualizá-la, mostrando os efeitos que ela terá nas telas inicial e de bloqueio, alterando as cores para se adequarem à imagem selecionada. Toque no ícone de informações para saber mais sobre a imagem, incluindo seu responsável.
Quando encontrar um com o qual esteja satisfeito, toque no ícone de seleção e escolha se deseja o papel de parede na tela inicial, na tela de bloqueio ou em ambos.
Mais personalização com material você
Depois de definir o papel de parede, você tem mais algumas opções de personalização com o Material You. No Papel de parede e estilo menu, você verá duas opções de ajustes de cores:
Cores do papel de parede oferece uma seleção de paletas de 4 cores para escolher. Essas cores estão todas incluídas no seu tema de maneiras diferentes, e a melhor maneira de encontrar um pouco que você gosta é selecionar uma e usar o telefone normalmente por um tempo para ver se isso lhe agrada.
As opções de cores são projetadas para funcionar muito juntas, logo é provável que uma das paletas padrão funcione com seu siso de estética.
Se você quiser somente mantê-lo simples, você pode encontrar o Cores básicas opção mais ao seu paladar. Isso permite escolher somente uma cor da imagem e aplicá-la a todos os aspectos do seu sistema Android. Isso pode ser particularmente eficiente com imagens simples, escuras e monocromáticas.
Para personalização simples, isso é tudo! Material You está focado em dar uma sensação de coesão ao sistema Android sem precisar de nenhum esforço de sua secção. Se você quiser personalizá-lo mais, você precisa ser inteligente sobre isso.
Crie Paletas de Cores de Materiais Personalizados
Embora não haja opções para ajustar manualmente as cores do Material You, você pode forçar sua mão criando papéis de parede personalizados. O Google fornece alguns fundos de cores em conjunto se você estiver procurando por uma experiência limpa, plana e de cor única.
Você notará que ainda obtém uma roda de cores de cores complementares com base na cor de fundo do conjunto. Uma vez que as cores do sistema são sempre tiradas do projecto de fundo, se você usar o Photoshop ou uma de suas muitas alternativas gratuitas para fabricar gradientes ou imagens abstratas com suas cores favoritas, poderá influenciar fortemente a semblante universal do sistema.
Uma vez que escolha, você pode usar uma foto que contenha a paleta de cores desejada. Neste exemplo, o efeito desejado eram tons de virente – e uma foto da floresta sítio foi a ingresso perfeita para deixar o Material You fazer o seu trabalho.
Tirar imagens de cores que você gosta é de longe a maneira mais fácil de inserir um pouco de individualidade em seu sistema Android.
Ícones personalizados no Android 12
Embora o Android 12 não tenha muitas opções de personalização para ícones, há um recurso Material You que pode valer que isso será requintado no horizonte.
Depois de definir um papel de parede, você pode ativar Ícones temáticos, um recurso beta que altera a semblante dos ícones de aplicativos nativos na tela inicial.
Você também pode controlar quantos ícones são mostrados na grade da tela inicial nesta página. Uma vez que você pode ver, somente aplicativos nativos seguem o tema. No momento, o Google não lançou a API para fabricantes de aplicativos de terceiros para tornar seus ícones compatíveis com o Material You. Nascente é talvez um recurso que veremos no horizonte.
Mais opções de personalização
Se a personalização é realmente sua coisa, você precisará olhar além das ferramentas padrão do Android e usar um iniciador personalizado. Existem vários por aí, mas provavelmente o mais querido por seu cimalha nível de personalização estética e de experiência do usuário é o Novidade Launcher.
Já vimos porquê o Novidade Launcher pode transformá-lo em um usuário avançado do Android, e há muitas maneiras de tornar seu telefone incrível. Isso inclui formas personalizadas de ícones de aplicativos, uma infinidade de opções para tema do sistema e coloração de cores e até layouts completamente personalizados para sua tela inicial e menus.
O Novidade Launcher é um dos muitos aplicativos que podem proporcionar uma experiência profundamente personalizada, mas a pergunta importante a ser feita é: você realmente precisa de tanta personalização?
Material que você trabalha melhor sozinho
No final do dia, o Material You foi projetado para funcionar melhor quando deixado sozinho. Embora você possa forçar as cores do sistema usando planos de fundo personalizados, na verdade é o oposto do efeito desejado. A melhor maneira de usar o Material You é não fazer zero.
Material Você permite que você escolha qualquer que seja sua imagem favorita porquê projecto de fundo, e tematizará todo o seu sistema maquinalmente. Você pensaria que as poucas opções dadas ao usuário podem ser limitantes, mas funciona tão muito que, na prática, você nunca acaba com uma combinação estranha.
Leia a seguir
Sobre o responsável