A maioria dos computadores hoje em dia vem com unidades de estado sólido, também conhecidas uma vez que SSD. Isso ocorre porque eles são mais rápidos, menores e mais eficientes do que os discos rígidos (HDDs).
No entanto, os SSDs são mais caros que os HDDs e provavelmente seria de seu interesse prezar a vida útil restante do seu SSD.
Qual é a vida útil média do seu SSD?
Ao contrário de um HDD, um SSD tem um número restringido de gravações possíveis antes que a unidade entre no modo somente leitura. Isso se deve à maneira uma vez que o hardware SSD é projetado – o enorme aumento na velocidade tem um preço.
Mas o veste é que a maioria dos usuários não precisa se preocupar com isso. Uma vez que se vê, mesmo o usuário doméstico mais ávido precisará de vários anos para permanecer sem ciclos de gravação, portanto, se você estiver preocupado com isso, não fique.
Dito isto, se você estiver curioso sobre quantos anos restam em seu SSD, existem maneiras de prezar a vida útil restante de seus SSDs.
Em média, um SSD moderno sobreviverá até que você grave muro de 700 TB de dados ao longo de sua vida útil. Alguns podem sobreviver por mais tempo, outros mais curtos – esta é somente a média. Portanto, se você puder ver quantos dados de vida útil você gravou em seu SSD atual, poderá prezar sua vida útil restante.
Use CrystalDiskInfo para prezar a vida útil do SSD
CrystalDiskInfo é um pequeno programa realmente útil que você pode usar para prezar a vida útil restante do seu SSD. Ele apresenta informações suficientes para serem realmente úteis e não sobrecarregadas e, o melhor de tudo, é totalmente gratuito.
Download: CrystalDiskInfo para Windows (gratuito, de código desobstruído)
- Instalar e iniciar CrystalDiskInfo.
- Olhe sob Estado de saúde. Ele deve ter uma porcentagem de integridade uma vez que uma bateria para informá-lo sobre a vida útil restante do SSD – quanto maior o Estado de saúde porcentagem, mais tempo seu SSD durará.
- Debaixo Estado de saúdeele também deve informar a requisito do seu SSD.
- Se diz Bomlogo você não tem zero com que se preocupar ainda.
- No entanto, se diz Zelosignifica que o SSD está se deteriorando e você deve fazer backup de seus arquivos e substituí-lo antes que seja tarde demais.
- Se diz Mau, a vida útil do SSD acabou e você terá sorte se funcionar se ainda não tiver falhado. Se disser mais alguma coisa, você pode querer investigar mais, mas isso está além do escopo desta postagem.
- Olhe para o esquina superior recta para Totalidade de gravações de host (ou pode ser somente Gravações de host dependendo da sua versão). Esta é a quantidade totalidade de dados já gravados nesta unidade.
Se você estiver perto da marca de 400 TB, por exemplo, saberá que está na metade da vida útil do dispositivo. À medida que você se aproxima de 700 TB, você deve pensar em gerar uma unidade de backup somente por sobreaviso. Mas falando a verdade, levaria anos de uso pesado para chegar perto desse valor!
Prezar a vida útil restante do SSD usando garantia e horas de MTBF
A maioria dos fabricantes de SSD tem uma garantia que você pode usar para prever quanto tempo seu SSD provavelmente durará no mínimo. Obviamente, isso não significa que a garantia revelará a vida útil restante do seu SSD, mas pode ajudá-lo a prezar a verosimilhança de sua falta. Por exemplo, um SSD com garantia de cinco anos ou 600TB TBW (Totalidade Host Writes) provavelmente durará mais em verificação com um SSD com três anos de garantia ou 200TB TBW.
Outro fator que você pode usar para prezar a vida útil do seu SSD são as horas MTBF (Mean Time Between Failures) fornecidas pelo obreiro na folha de especificações.
No entanto, ele não prevê quantas horas seu SSD durará, mas informará a verosimilhança de seu SSD funcionar mal dentro do período de garantia. Por exemplo, se o MTBF do seu SSD for de 1 milhão de horas, significa que sua verosimilhança de falta é de 0,03% dentro dos anos de garantia, mesmo se você o usar pelo menos oito horas todos os dias, de congraçamento com o WePC. Em outras palavras, quanto maiores as horas de MTBF, menor a verosimilhança de seu SSD funcionar mal.
Se você não tiver a folha de especificações original para verificar a garantia e as horas de MTBF, poderá usar o CrystalDiskInfo para encontrar o número do padrão do seu SSD. O número do padrão do seu SSD geralmente está escrito em negrito logo supra do Firmware detalhes. Uma vez que selecção, se você estiver usando o Windows, clique com o botão recta do mouse no disco lugar, selecione Propriedades e localize o número do padrão do obreiro do seu SSD em Hardware.
Depois de ter o número do padrão do obreiro do seu SSD, você pode pesquisar no Google e encontrar a folha de especificações para saber a garantia e as horas de MTBF. Quanto maior a garantia do obreiro e as horas de MTBF na folha de especificações, maior a vida útil prevista do seu SSD.
Preocupado com a morte em breve? Preste atenção a estas dicas para estender a vida útil do SSD e certifique-se de habilitar o suporte TRIM mal puder.
SSDs têm uma longa vida útil
Uma vez que os SSDs não possuem partes móveis, eles são muito confiáveis. Na verdade, a maioria dos SSDs pode insistir mais de cinco anos, enquanto as unidades mais duráveis excedem dez anos.
No entanto, quanto tempo seu SSD durará depende da frequência com que você grava dados nele, e você pode usar isso para prezar a vida útil.