O Windows 10 e 11 coletam e salvam seu histórico de atividades no computador e na nuvem, desde o histórico de navegação até as informações de localização. Felizmente, a Microsoft facilita a visualização de todos os dados armazenados e permite excluí-los.
Vamos explorar porquê a Microsoft armazena dados sobre você e porquê você pode visualizar seu histórico de atividades do Windows.
Quais dados o Windows rastreia?
Os dados que o Windows coleta incluem:
- Histórico de navegação de borda
- Histórico de pesquisa do Bing
- Dados de localização (se estiver ativado)
- Comandos de voz da Cortana
- Uso do Windows para o recurso Timeline
Qualquer atividade coletada por meio desse serviço também é armazenada se você usar o HealthVault da Microsoft ou o dispositivo Microsoft Band. A Microsoft diz que coleta esses dados para fornecer resultados mais relevantes e teor útil.
Uma vez que excluir seu histórico de atividades do Windows
Você pode ver facilmente quais dados a Microsoft armazena e porquê excluí-los.
Há duas maneiras de limpar sua atividade recente no Windows:
- Nas configurações do seu computador.
- Da sua conta na nuvem da Microsoft.
Para fazer isso em seu computador, clique no botão Definições botão no menu Iniciar.
Portanto clique Privacidade.
Na barra esquerda, selecione Histórico de atividades.
Em Limpar histórico de atividades, clique no botão Evidente botão.
Isso limpará o histórico de atividades da conta que você está usando no momento.
Se você estiver no Windows 11, a interface pode parecer um pouco dissemelhante. Quando você for para Configurações, você precisará selecionar Privacidade e segurança da barra lateral esquerda. No tela recta, você precisará selecionar Histórico de atividades.
Clique no Evidente botão sob o Limpar histórico de atividades seção e pronto.
Você também deve limpar os dados da nuvem. Para isso, clique em Gerenciar meus dados de atividade da conta da Microsoft. Faça login na sua conta da Microsoft e exclua todos os tipos de dados de atividade na nuvem. Você precisará fazer isso separadamente para cada seção. Por exemplo, se você quiser limpar seu histórico de pesquisa, precisará expandir a seção e clicar em Limpar todo o histórico de pesquisa.
Uma vez que desativar o rastreamento de atividades na risca do tempo do Windows 10
Em 2018, a Microsoft adicionou um novo Risca do tempo recurso que rastreia todas as suas atividades recentes no Windows 10. Você pode visualizá-lo pressionando o botão ALT + Windows chaves. Você verá todas as janelas abertas no momento, muito porquê todos os arquivos que abriu no pretérito.
Essa atividade é sincronizada entre todos os seus dispositivos, portanto, se você preferir que o Windows não armazene sua atividade, desative esse recurso.
Para isso, acesse o Histórico de atividades página porquê você fez supra. A partir daqui, desmarque Armazenar meu histórico de atividades neste dispositivo. Isso impede o Windows de lembrar o que você fez em sua risca do tempo.
Em seguida, desmarque Enviar meu histórico de atividades para a Microsoft para impedir que seus dados sejam enviados aos servidores da Microsoft. Agora que ambas as caixas estão desmarcadas, você deve notar uma falta de rastreamento de atividades no horizonte.
Uma vez que visualizar todo o histórico de atividades do Windows 10
Se você deseja visualizar todo o histórico de atividades no Windows 10, pode fazê-lo no site de privacidade da conta da Microsoft. Você verá várias categorias quando acessar o site e fizer login. Cada uma o levará a uma página que mostra todas as informações que a Microsoft armazenou sobre você em relação a essa categoria.
Há muito o que aprender nesta página, logo cá está um breve resumo de cada categoria e que você deve verificar.
As categorias do histórico de atividades do Windows 10
Histórico de navegação lida com os dados que você armazenou navegando no navegador da Microsoft, Edge. Uma vez que tal, se você usar o Edge somente para minguar o Firefox ou o Chrome, provavelmente não encontrará muitos dados cá. Se o Edge for seu navegador principal, dê uma olhada para ver quais hábitos de navegação estão armazenados cá.
Histórico de procura só é útil se você usar o Bing. Quando você usa um mecanismo de pesquisa porquê o Google, eles tendem a “lembrar” o que você pesquisou para melhorar sua experiência. A Microsoft usa seus dados de pesquisa para personalizar melhores resultados de pesquisa, respostas da Cortana e sugestões de pesquisa futuras.
Atividade do sítio inclui os momentos em que você permite que um dispositivo Windows tenha entrada à sua localização. É bom verificar novamente esta secção para ver se o Windows está armazenando sua localização.
Atividade de fala deve ser a principal prioridade se você já usou a Cortana antes. Cá, você encontrará clipes salvos de você dando comandos à Cortana, usados pela Microsoft para melhor reconhecimento de fala.
Atividade de mídia é onde a Microsoft mantém o controle sobre o que você gosta de presenciar para promover suas recomendações. Se você está recebendo sugestões estranhas por motivo de um pouco que outra pessoa assistiu, vale a pena conferir.
Aplicativo e serviço entupir porquê você usa os produtos da Microsoft. Esta categoria se divide em duas seções; atividade para as ações que você executou e atuação para logs do sistema.
Você também pode clicar no botão Histórico de atividades guia para visualizar uma lista completa de todos os tipos de dados: voz, pesquisa, histórico de navegação e informações de localização. A Microsoft também facilita a filtragem de cada categoria clicando nela.
Uma vez que usar o Windows 10 e manter sua privacidade
A Microsoft está ansiosa para que todos usem o Windows 10 o mais rápido verosímil, recorrendo à oferta de atualizações gratuitas para incentivar a transmigração. No entanto, os usuários nunca consideraram o Windows 10 porquê um bastião de privacidade. Desde seu lançamento, os usuários descobriram maneiras pelas quais o sistema operacional rastreia o que você faz.
Uma vez que tal, uma pessoa preocupada com a privacidade pode se sentir desconfortável por seu novo PC ter o Windows 10. Se você preferir não limpar a unidade para instalar um sistema operacional dissemelhante, poderá tomar medidas para reduzir os dados que a Microsoft coleta sobre você.
Infelizmente, não há projéctil de prata para a privacidade do Windows 10. As etapas recomendadas variam de opções de feição durante a feição inicial do sistema operacional até a instalação de ferramentas de terceiros para manter o controle de tudo.
O tópico de manter sua privacidade ao usar o Windows 10 é tão grande que merece seu próprio guia. Certifique-se de verificar nosso guia completo para as configurações de privacidade do Windows 10 para obter o resumo completo.
Mantendo seus dados seguros no Windows 10
O Windows 10 não é a principal escolha do protector da privacidade para sistemas operacionais, mas você pode monitorar seus dados e ajustar as configurações de privacidade para atender às suas necessidades. Agora você sabe porquê visualizar os dados que a Microsoft tem sobre você e porquê apagá-los.
Agora que seus dados no Windows 10 estão seguros, é hora de prometer que todos os programas e configurações do seu PC sejam também rígidos. Você pode fazer muitas coisas para aumentar a segurança do seu computador, porquê desinstalar o Flash e fabricar pontos de restauração.