A aparição da Qualcomm no Mobile World Congress 2022 foi caracteristicamente encantador, impressionando os observadores com a revelação do modem Snapdragon X70 com lucidez sintético que a empresa espera oferecer “velocidades 5G inovadoras”. O novo modem X70 se tornará um dos bits de hardware mais poderosos da Qualcomm até hoje e pode ser o último modem da Qualcomm a surgir nos iPhones da Apple antes que a empresa mude para seus próprios designs.
Logo, o que é o modem X70 com lucidez sintético da Qualcomm e é realmente um divisor de águas para velocidades 5G e além?
O que é o modem com lucidez sintético Snapdragon X70 5G da Qualcomm?
O modem Snapdragon X70 da Qualcomm “aproveitará o poder da IA para um desempenho 5G revolucionário com downloads de 10 Gigabit 5G, velocidades de upload incríveis, baixa latência, cobertura e eficiência de robustez”. Parece bom, manifesto? Mas o que isso realmente significa? Uma vez que a Qualcomm está trazendo a otimização de IA para seu modem 5G?
A resposta está no Qualcomm 5G AI Suite, uma utensílio que, de convénio com o blog solene da Qualcomm, permitirá feedback fundamentado em IA, seleção de rede e operação de antena adaptável para “detecção de contexto aprimorada em 30% para velocidades e cobertura médias mais altas”. Ou por outra, o Snapdragon X70 apresentará o primeiro gerenciamento de lio mmWave fundamentado em IA do mundo, que ajudará os dispositivos que usam o X70 a depreender velocidades mais rápidas e estáveis em uma ampla variedade de situações.
Curiosamente, junto com a conversa sobre o modem otimizado por IA, que conquistou as manchetes, havia outro recurso significativo para o Snapdragon X70. O novo modem torna-se o primeiro sistema de modem-RF 5G capaz de utilizar todas as bandas 5G comerciais, variando de 600 MHz a 41 GHz. Enquanto outros desenvolvedores de modem 5G vão se atualizar rapidamente, esse novo recurso dará ao X70 um impulso no mercado 5G em estável expansão.
Tudo isso resulta em conectividade 5G mais rápida e robusta para clientes Qualcomm X70. A empresa afirma que o novo modem X70 pode mourejar com downloads de 10 Gigabit 5G e, talvez o mais importante de tudo, agora pode ostentar uma enorme velocidade de upload de 3,5 Gbps – ao mesmo tempo em que é mais eficiente em termos de robustez do que os designs anteriores.
Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente universal de 5G, Orquestra Larga Traste e Infraestrutura da Qualcomm Technologies, Inc, disse:
Nosso sistema de modem-RF de 5ª geração amplia nossa liderança global em 5G e a introdução do processamento de IA 5G nativo cria uma plataforma e um ponto de inflexão para inovações que melhoram o desempenho. O Snapdragon X70 é um exemplo de porquê estamos realizando todo o potencial do 5G e tornando verosímil um mundo conectado de forma inteligente.
Os recursos de economia de robustez do modem X70 5G são outro favor para a Qualcomm. Muitos dos primeiros adeptos do 5G descobriram que a duração da bateria em dispositivos habilitados para 5G era terrível, com muitos até se movendo para desligar a cobertura 5G. À medida que mais cidades em todo o mundo habilitam serviços 5G e mais serviços dependem da conectividade 5G, é vital reduzir os requisitos de robustez para manter uma conexão de transição rápida.
Snapdragon X70 também traz mmWave 5G autônomo
Os usuários de 5G também ficarão satisfeitos em saber que o X70 traz conectividade 5G mmWave autônoma para provedores de serviços e operadoras de rede. A mudança efetivamente permite que as operadoras de rede implantem uma solução de rede 5G fixa sem implantar o espectro sub-6GHz, o que reduzirá o dispêndio de implantação e facilitará a implantação de redes 5G.
A Apple continuará usando modems Qualcomm 5G?
De convénio com o relatório MacRumors, a Apple está comprometida em usar o modem X70 da Qualcomm até 31 de maio de 2024. No entanto, outros relatórios sugerem que o modem 5G interno da Apple estará pronto em qualquer momento de 2023 e disponível para envio com qualquer protótipo de iPhone 5G lançado no momento. Ainda não se sabe porquê o modem 5G interno da Apple se comportará em relação à Qualcomm, mas pode ser uma transição difícil para Cupertino com os excelentes avanços que a Qualcomm está fazendo.
Por enquanto, teremos que esperar e ver o que acontece entre a Apple e a Qualcomm.
Leia a seguir
Sobre o responsável