A Apple trouxe telas maiores, mais potência e um preço ainda mais sobranceiro para o MacBook Pro. Mas com mais opções do que nunca, os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas são ideais para você?
Desde o lançamento do Touch Bar MacBook Pro, os entusiastas da Apple estão esperando para ver o que a próxima geração do MacBook traria. Com a chegada dos MacBook Pros de 14 e 16 polegadas no final de 2021, essa chamada é atendida.
Logo, vale a pena ir pro?
Qual é o seu orçamento?
O MacBook Pro de 14 polegadas da Apple começa em US $ 1.999, e um MacBook Pro de 16 polegadas custa US $ 2.499. Você terá que olhar para esses dispositivos uma vez que um investimento.
O preço desses laptops pode ser desanimador para muitas pessoas. Felizmente, a Apple oferece opções mais econômicas. Por somente US $ 999, você pode comprar um MacBook Air com M1, e o MacBook Pro M1 da geração anterior ainda está disponível por US $ 1.299.
Com a Apple oferecendo alternativas mais baratas para os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas, você precisa de um bom motivo para gastar verba no MacBook Pro mais recente.
M1 Pro e M1 Max: desempenho de primeira risca
No coração do MacBook Pro de 14 polegadas está o chip M1 Pro, e dentro do padrão de 16 polegadas você encontrará o M1 Max. Esses chips são baseados no processador M1 que chegou à risca MacBook em 2020, mas são projetados com um desempenho ainda maior em mente.
O chip M1 já era um progresso considerável em relação aos processadores Intel em MacBook Pros mais antigos. Até o iPad Pro com M1 andava em círculos em torno dos MacBook Pros com Intel i9. Os chips M1 Pro e M1 Max levam esse poder a novos patamares.
Os processadores M1 Pro e M1 Max são até 70% mais rápidos que o processador M1 substancial. O desempenho gráfico é ainda melhor, o M1 Pro pode oferecer até duas vezes a velocidade do M1 e o M1 Max é até quatro vezes mais rápido que o M1 base em velocidade da GPU. Se a velocidade e a potência estiverem no topo de suas prioridades, os MacBook Pros atualizados irão entregar.
O que há de novo nos MacBook Pros redesenhados?
Os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas estão com bastante poder, mas também foram completamente redesenhados.
Tela maior, molduras finas
Porquê o nome sugere, a primeira coisa que você notará nos Pros atualizados é o tamanho da tela maior. As telas dos MacBook Pros cresceram de 13 polegadas e 15 polegadas para telas de 14 e 16 polegadas, respectivamente.
Junto com a tela maior, a Apple também abandonou os painéis na tela de 14 polegadas e finalmente trouxe uma tela de ponta a ponta para a risca MacBook Pro. Assim uma vez que o iPhone, a tela do MacBook possui um entalhe na segmento superior que abriga a câmera FaceTime HD.
Uma tela maior significa mais espaço para trabalhar e galhofar. Embora as pessoas amem seus ultrabooks e laptops de formato pequeno, muitos profissionais confiam em seus dispositivos de tela grande. Com concorrentes uma vez que a Dell oferecendo laptops com telas de 17 polegadas e ainda maiores, a Apple não teve escolha a não ser aumentar o tamanho.
Sem Touch Bar, mas mais portas
Se você possui um MacBook Pro de 2020 ou mais vetusto, notará que a Touch Bar desapareceu. Embora a Touch Bar tenha sido uma grande segmento do marketing da Apple para a última geração de MacBook Pros, a maioria dos usuários não a achou muito útil.
Muitos compradores optaram por modelos mais baratos e sem Touch Bar. Em uma rara instância da Apple realmente ouvindo o feedback do usuário, a barra de toque saiu… por enquanto.
Continuando esta tendência de dar aos compradores o que eles querem, MagSafe fez seu tão esperado retorno ao MacBook. MagSafe é o conector de carregamento magnético da Apple, que se encaixa rapidamente para carregar e pode desconectar rapidamente se for retirado acidentalmente. Esse recurso desapareceu na última geração de MacBook Pros, mas felizmente o MagSafe está de volta.
Os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas também possuem mais portas do que a geração anterior. Os MacBook Pros mais antigos eram somente USB-C. Portanto, se você tiver qualquer inferior que não seja USB-C, precisará trazer um dongle ou adaptador.
Nos modelos atualizados, a Apple realmente adicionou várias portas de volta. Os Pros atualizados não somente possuem MagSafe, um fone de ouvido e três portas Thunderbolt 4, mas também possuem um slot para cartão SD e uma porta HDMI. Ter mais portas e opções de conectividade significa que os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas funcionam com mais dispositivos, com menos problemas.
Para quem são esses MacBooks?
Apesar do nome, o MacBook Pro não é realmente um dispositivo “profissional” há qualquer tempo. Os modelos de 14 e 16 polegadas estão procurando mudar isso.
Enquanto os MacBook Pros mais antigos eram definitivamente bons computadores, esses modelos atualizados estão muito mais próximos de serem estações de trabalho portáteis. Eles são projetados com profissionais em mente. São dispositivos para editores de vídeo, codificadores e fotógrafos, pessoas que precisam de poder de nível profissional para realizar seu trabalho.
Embora tenham mais potência do que nunca, os MacBook Pros atualizados são mais grossos e pesados que os modelos anteriores (1,6 kg para o padrão de 14 polegadas, 2,1 kg para o padrão de 16 polegadas). Se a portabilidade estiver no topo de suas prioridades, lembre-se disso antes de escolher um MacBook Pro de 14 ou 16 polegadas.
Se você for uma vez que a maioria das pessoas e estiver usando seu computador para tarefas uma vez que velejar na web, enviar e-mails ou fazer compras online, os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas podem ser um excesso. Embora seja sempre bom ter um dispositivo com mais potência, você pode poupar verba e obter um dispositivo muito mais portátil escolhendo um MacBook Air.
Mas, se o seu fluxo de trabalho envolve a edição de vídeo 4K, renderização de gráficos 3D ou trabalhar em um aplicativo que muda o mundo, você realmente verá o poder dos MacBook Pros atualizados luciluzir.
Você deve esperar antes de comprar um MacBook Pro atualizado?
Os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas podem ser os dispositivos pelos quais você estava esperando. Mas, você deve esperar um pouco mais?
O M1 se tornou o novo padrão de desempenho de laptops, mas está disponível desde 2020. Rumores estão no horizonte sobre a próxima geração de silicone da Apple: M2. Embora a Apple ainda não tenha falado sobre os detalhes exatos de seu próximo processador, se o M1 for alguma coisa a se seguir, pode ser incrivelmente rápido.
Mesmo que o MacBook Pros atualizado tenha força suficiente para você, ele está associado a um preço muito sobranceiro. Embora um MacBook Pro novinho em folha sempre seja dispendioso, a Apple geralmente continua a vender modelos mais antigos por um preço reduzido.
Para aqueles que desejam o design mais recente do MacBook Pro, mas não estão prontos para gastar US $ 2.000 em um, pode fazer mais sentido financeiramente esperar e comprar um padrão de 2021 quando estiver à venda.
Os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas são ideais para você?
Por um tempo, a Apple parecia estar adotando a abordagem menos é mais para o MacBook Pro: peso reduzido, menos portas e menos conectividade. A Apple mudou completamente de rumo com os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas.
O MacBook Pro atualizado é uma mistura de novos e antigos. Ele combina uma tela maior de ponta a ponta com um design mais robusto que é uma reminiscência dos MacBooks clássicos. Dentro desse novo corpo estão os chips M1 Pro e M1 Max, que trazem potência incomparável ao MacBook Pro.
No entanto, tudo isso vem com um preço sobranceiro. A partir de US$ 1.999 e US$ 2.499, esses dispositivos são para aqueles com verba para investir nos melhores e mais recentes da Apple. Eles definitivamente não são para todos, mas para aqueles que precisam do melhor e estão dispostos a remunerar por isso, não há escolha a não ser ser Pro.
Leia a seguir
Sobre o responsável