Em um ponto ou outro, todos os usuários de laptop se encontram pensando na mesma pergunta: é ruim deixar seu laptop conectado o tempo todo?
Acontece que a resposta não é totalmente simples. Então vamos dar uma olhada.
Conheça a bateria do seu laptop
Existem dois tipos principais de baterias usadas em laptops: lítio-íon e lítio-polímero. Embora sejam tecnologias diferentes, funcionam basicamente da mesma maneira, gerando energia por meio do movimento de elétrons. Esse fluxo constante também é necessário para ajudar a manter a bateria saudável.
Para ambos os tipos de baterias, as seguintes afirmações são verdadeiras (pelo menos no que diz respeito aos laptops modernos):
- Uma bateria não pode ser sobrecarregada. Não há perigo de sobrecarregar uma bateria se você deixá-la conectada o tempo todo, mesmo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim que atingir 100%, ele interromperá o carregamento e não iniciará novamente até que a tensão caia abaixo de um determinado nível.
- Descarregar totalmente uma bateria irá danificá-la. Permitir que a bateria fique completamente vazia por um longo período pode colocá-la em um estado de descarga profunda. Isso pode ser fatal – talvez você nunca mais consiga carregá-lo novamente. (Você pode tentar esses métodos para iniciar uma bateria de laptop descarregada.)
Então, com base nisso, concluímos que você deve deixar seu laptop conectado o tempo todo? Não exatamente.
Coisas que danificam baterias de lítio
A verdade sobre as baterias à base de lítio é que elas são inerentemente instáveis. Eles começam a perder capacidade a partir do momento em que são produzidos, e inúmeros fatores aceleram seu declínio. Esses incluem:
- Ciclos de carga/descarga. Cada bateria tem um número finito de vezes que pode ser carregada e descarregada.
- Nível de tensão. Quanto maior o nível de carga (medido em volts por célula), menor a vida útil da bateria.
- Alta temperatura, mais de 30 graus Celsius. Isso pode causar danos irreparáveis.
Os dois últimos são os que mais nos preocupam aqui. Um estudo abrangente da Battery University destaca como os níveis de tensão e as altas temperaturas reduzem a vida útil de uma bateria isoladamente e ainda mais quando combinados.
Nível de carga ou tensão
As baterias de íons de lítio carregam até 4,20 volts por célula, o que equivale a 100% de sua capacidade. Nesse nível, a bateria terá uma vida útil de 300 a 500 ciclos de descarga.
Cada redução de 0,10V/célula na carga dobra o número de ciclos de descarga até atingir o nível ideal: 3,90V/célula, com 2400-4000 ciclos de descarga. Infelizmente, neste nível, a bateria tem apenas cerca de 60% de carga. O tempo de execução será um pouco mais da metade de uma bateria totalmente carregada.
Aquecer
E então há calor. Altas temperaturas, normalmente classificadas como superiores a 30 graus Celsius, reduzirão a vida útil de uma bateria, independentemente de quaisquer outros fatores. Simplesmente deixar seu laptop no carro em uma tarde de verão é uma má ideia.
Quando você combina o estresse da alta temperatura com o estresse da alta tensão, os efeitos são ainda piores. O estudo da Battery University mostra que uma bateria armazenada com uma carga de 40% a 40 graus veria sua capacidade cair para 85% após um ano.
Cobrado a 100%, a capacidade cai para 65% nas mesmas condições. Para uma bateria totalmente carregada a 60 graus, a capacidade cai para 60 por cento em apenas três meses.
A evidência parece clara. Manter a bateria permanentemente carregada a 100% diminuirá lentamente sua vida útil. Mantê-lo em 100 por cento e expô-lo a altas temperaturas irá encurtá-lo muito mais rápido.
E lembre-se, essas altas temperaturas não são apenas ambientais. Tarefas que consomem muitos recursos, como jogos ou edição de vídeo, aumentarão consideravelmente os níveis de calor, e usar o laptop em um travesseiro ou em um estojo mal projetado também prenderá esse calor.
Por causa da sua bateria, é sempre uma boa ideia consertar um laptop com superaquecimento.
Você deve remover a bateria?
Se o calor é um perigo tão grande, levanta outra questão. Você deve remover a bateria completamente ao usar seu laptop com alimentação CA? Obviamente, isso não é possível no crescente número de laptops que possuem baterias seladas.
Onde eles são substituíveis, a resposta parece variar de um fabricante para outro. A Acer, por exemplo, diz que você não precisa remover a bateria com alimentação CA, mas deve removê-la se não for usá-la por vários dias. Quando a Apple produziu laptops com baterias removíveis, ela desaconselhava retirá-los.
Tudo se resume à configuração de gerenciamento de energia no laptop. Alguns podem reduzir a energia quando a bateria não está presente, assim como alguns fazem quando o nível da bateria fica baixo. Isso pode deixar você com desempenho abaixo da média.
Se você optar por remover a bateria, certifique-se de armazená-la corretamente. Isso geralmente significa ser carregado entre 40% e 80% e mantido à temperatura ambiente.
Você deve manter seu laptop conectado?
Deixar o notebook conectado na tomada estraga a bateria? Sim. Mas o mesmo acontece com carregá-lo todos os dias.
Curiosamente, a indústria como um todo não parece ter estabelecido uma única resposta para a pergunta sobre se deve usar seu laptop com alimentação CA ou bateria.
Vimos que a Acer recomenda remover a bateria quando você não a estiver usando. A Asus diz que você deve drenar a bateria para pelo menos 50% a cada duas semanas. Mas a Dell diz que não há problema em deixar o laptop conectado o tempo todo.
O conselho da Apple não está mais em seu site, mas você ainda pode lê-lo online. A empresa recomenda não deixar um laptop conectado o tempo todo. Em vez disso, sugere:
“Um usuário ideal seria um viajante que usa seu notebook no trem e depois o conecta no escritório para carregar. Isso mantém a bateria fluindo…”
É ruim manter seu laptop conectado?
Deixar seu laptop conectado não causará danos a curto prazo, mas se você o usar apenas com alimentação CA, quase certamente descobrirá que, após um ano, a capacidade da bateria foi significativamente reduzida. Da mesma forma, se você usá-lo apenas com energia da bateria, passará pelos ciclos de descarga da bateria mais rapidamente.
Portanto, a melhor solução é um meio-termo entre os dois: use-o com bateria em alguns dias e mantenha-o conectado em outros. E faça o que fizer, você vai querer ter certeza de que não fique muito quente.