Os arquivos RAR são um formato de compactação popular e seguro para agrupar vários arquivos em um registro. Eles facilitam o armazenamento e o compartilhamento de grandes quantidades de dados.
No entanto, os cibercriminosos encontraram maneiras de explorar arquivos RAR para repartir malware ou vírus a usuários desavisados. Porquê os arquivos RAR podem infectar seu computador e uma vez que você pode se manter seguro? Vamos reprofundar!
Furar um registro RAR pode infectar seu computador?
A resposta curta é não; simplesmente terebrar um registro RAR sozinho não pode infectar seu computador.
Os arquivos RAR contêm com segurança vários arquivos, assim uma vez que os arquivos zip. Isso significa que o registro em seu estado normal não pode danificar seu computador, mesmo que haja vírus em um dos arquivos compactados.
Mas você pode infectar seu computador se extrair ou executar arquivos executáveis maliciosos, scripts ou outros tipos de malware no registro RAR.
3 maneiras de obter um vírus de um registro RAR
Os arquivos RAR se tornaram uma utensílio geral para cibercriminosos que desejam hostilizar usuários desavisados. Você pode obter um vírus de um registro RAR das seguintes maneiras.
1. Baixando de Fontes Desconhecidas
Uma maneira geral de obter um vírus de um registro RAR é baixá-lo de uma natividade desconhecida. Diminuir arquivos RAR de fontes não confiáveis ou desconhecidas aumenta o risco de encontrar arquivos maliciosos. Essas fontes podem repartir propositadamente arquivos RAR infectados para comprometer seu sistema.
2. Executando arquivos executáveis disfarçados contendo malware
Alguns arquivos RAR podem sofrear executáveis maliciosos compactados em arquivos .rar genuínos. Eles estão disfarçados de arquivos úteis, uma vez que PDF ou DOCX arquivos. No entanto, quando você os abre, o registro praticável é executado e infecta seu computador com malware.
3. Usando uma utensílio vulnerável para terebrar o registro RAR
Se o software que você usa para terebrar arquivos RAR tiver vulnerabilidades de segurança, uma vez que uma senha fraca ou estiver desatualizado, os invasores poderão explorá-lo. Eles podem gerar arquivos RAR para explorar essas vulnerabilidades de software e injetar malware em seu sistema.
Esse malware pode portanto ser usado para executar execuções remotas de código (RCE) — um dos perigos do protocolo SMB — em seu computador.
Cinco dicas para se manter seguro ao usar arquivos RAR
Veja uma vez que se manter seguro ao usar arquivos RAR, mesmo que contenham arquivos compactados maliciosos.
1. Verifique com antivírus
Os programas antivírus usam verificação baseada em assinatura e estudo heurística para identificar malwares conhecidos e comportamentos suspeitos que podem indicar a presença de ameaças novas ou desconhecidas.
Portanto, antes de terebrar qualquer registro RAR, você deve digitalizá-lo com um software antivírus de primeira risca e atualizado. Isso detectará e eliminará qualquer malware ou vírus em potencial oculto no registro.
Alguns arquivos RAR podem sofrear vários arquivos ou pastas. Antes de extrair o registro inteiro, é recomendável visualizar o que está no registro RAR antes de extraí-lo. Dessa forma, você saberá o que há dentro e determinará melhor se é seguro extraí-lo. Não extraia o registro se o teor parecer suspeito ou incógnito.
Outrossim, você pode usar ferramentas de extração de arquivos RAR, uma vez que 7-ZIP ou PeaZip, pois permitem visualizar os arquivos dentro do registro RAR sem extraí-los totalmente, fornecendo uma classe extra de segurança.
3. Verifique o nome e a extensão do registro
Os cibercriminosos costumam empregar técnicas de engenharia social disfarçando o malware uma vez que arquivos legítimos. Por exemplo, um registro malicioso chamado “Document.docx.exe” pode comparecer uma vez que um documento inofensivo do Word, mas é, na verdade, um registro praticável.
Sempre verifique os nomes dos arquivos em um registro RAR e certifique-se de que a extensão corresponda ao formato esperado. Não abra o registro se o nome for suspeito ou se a extensão for desconhecida. Em vez disso, exclua-o imediatamente.
4. Use um serviço de compartilhamento de arquivos venerando
Se estiver baixando arquivos RAR online, use um serviço confiável de compartilhamento de arquivos. Evite minguar arquivos de fontes desconhecidas ou sites questionáveis. Em vez disso, use sites confiáveis e serviços de compartilhamento de arquivos com boa reputação de segurança e confiabilidade.
5. Use Sandbox ou Máquina Virtual para Extrair
Se você não tiver certeza sobre a autenticidade e segurança de um registro RAR (talvez depois de baixá-lo de uma natividade desconhecida ou não confiável), extraia ou execute os arquivos compactados usando um sandbox ou máquina virtual.
Uma sandbox isola a realização do registro de seu sistema principal, impedindo que um verosímil malware afete seu computador. Leste software criará um envolvente virtual que isola o registro do sistema operacional do seu computador, evitando que qualquer dano potencial afete seu sistema.
Fique seguro ao usar arquivos RAR
Embora terebrar e usar um registro RAR em si não represente um risco direto de contrair um vírus, o teor dos arquivos RAR pode ser um risco à segurança se contiver vírus ou malware e não for tratado adequadamente. Seguindo as dicas supra, você pode permanecer seguro ao usar arquivos RAR e proteger seu computador contra possíveis ameaças.